terça-feira, 27 de outubro de 2009

Desafio Praias e Trilhas 84km (Dia 1)

O que falar dessa corrida? Ela faz juz ao nome em tudo: DESAFIO, pois é absurdamente difícil, PRAIAS, muita areia pela frente e TRILHAS, das mais difícies que já fiz.

Essa foi sem sombra de dúvidas a prova mais difícil que já enfrentei. O fato de ter um descanso no meio, entre 2 Maratonas, só piora as coisas, pois dá tempo do seu corpo reclamar! E como ele reclama!!!

São dois dias de loucura. O primeiro sai do Sul da ilha de Florianópolis. Para se ter uma idéia, saímos da chegada para a largada de ônibus e demorou muito. Imagina fazer isso correndo em areia e trilha? Nunca acordei tão cedo para correr. Às 4:30 eu já estava de pé, e às 5:30 já estava no ônibus para a largada que seria dada somente 2h depois. Ainda na largada, fomos pesados, e verificaram todo o equipamento obrigatório (1L de água, 1 cobertor de emergência, atadura e apito). Sim, além de tudo tem que correr 2 dias carregando isso numa mochila, no meu caso! E ao invés de levar 1L eu levei 2. Além desses materiais que deveriam ser trazidos, ainda tinha um copinho para a nossa hidratação nos postos, que deveria ser levado preso por um chaveiro. Tudo para a ajudar na logística, mas para atrapalhar a corrida.

Às 7:30 é dada a largada e desde o início ocupo a ponta da corrida! A ponta de trás da corrida, diga-se de passagem. Eu e mais alguns formamos o pelotão final da corrida. Pelotão esse que aos poucos foi de desfazendo... Nos primeiros km vou na companhia da Sabine, amiga e Marathon Maniac de Porto Alegre e também do Seabra, amigo e concluinte da BR135 Solo desse ano, e atual membro do comitê de escolha dos atletas. Vamos juntos nos primeiros km no asfalto, algo que seria raro nessa corrida, e também durante boa parte da trilha! Depois de um tempo o Seabra acabou ficando para trás por conta da dificuldade da trilha. Somente no km 30 descobri que ele acabaria desistindo, fiquei triste, mas segui viagem, já que o encontrei bebendo cerveja animadamente!

Mas antes de chegar no referido km tinha muito chão pela frente. Começamos do lado oeste, mas já ao Sul da ilha. Fazemos a volta e a partir de então a corrida vai toda vida para o norte. Primeiro passamos pela a praia dos Naufragados, Solidão, Açores, Pântano do Sul, Lagoinha do Leste, Matadeiro, Armação, Morro das Pedras, Campeche e Joaquina, a praia final e a linha de chegada do primeiro dia. Parece fácil, mas cada praia dessas tinha uma surpresinha ao final: uma trilha muito difícil! E numa dessa trilha tínhamos que encarar um costão de pedras, justamente no local chamado de Matadeiro! Muito justo o nome né?

No km27 me despeço da Sabine, pois eu precisava ficar mais tempo no posto de reabastecimento para comer e reabastecer de água para os próximos 15km só de areia. Ela saiu uma 5 a 10 min na minha frente. A partir de então passa a ser uma corrida sozinho, sem companhia. E eu precisava de companhia para me puxar. Já no final da primeira praia pós km27 (Armação), sinto uma forte contratura na coxa direita que quase me fez cair. Tento alongar e o mesmo acontece na perna esquerda. Jogo quase metade da minha água nas pernas e sigo viagem. No início da outra praia (Campeche) é que encontro o Seabra na cerveja! Quanta inveja! Depois descobri que ele foi levado para lá de helicóptero... Figuraça ele!

Sigo viagem e no meio da praia, que era enorme, sinto novamente a perna. Como não tinha água suficiente para jogar nas pernas e para beber, resolvo entrar no mar para melhorar! Foi a melhor coisa que fiz. Na mesma hora passou. Passo pelo último posto de hidratação e descubro que a Sabine passou uma pessoa e está há uns 10 a 15min na minha frente. Muito bom ela ter continuado num ritmo bom para terreno. Ainda faltavam 7km e as minhas pernas! Elas não eram nada nesse pedaço.

Vou andando boa parte desses 7km, tentando trotar de vez em quando, mas as pernas pedem para andar. Já consigo ver a praia da Joaquina e o que parecia ser a linha de chegada. A praia vai se aproximando, mas a linha de chegada estava um pouco mais a frente do que parecia. Quando finalmente entro na praia da Joaquina, com sua areia dura, resolvo correr rápido! Vou chegando perto e já começo a ouvir e ver as pessoas gritando por mim. Na linha de chegada estava o Manel, meu treinador e 6º colocado no primeiro dia e o Alberto, amigo Marathon Maniac de Campinas. Nisso vejo o corredor que a Sabine tinha passado, longe o suficiente para cruzar a linha na minha frente. Mas eu dei uma de louco de dei um sprint final absurdo (pelo menos para a ocasião). Na linha de chegada eu o ultrapasso, chegando 1s na sua frente, pela cronometragem da prova. Cruzamos de mão dadas, mas meu pé estava ligeiramente na frente! Rs... Foi muito bom esse gás final! Mas ainda faltavam 42km no dia seguinte.

Me peso, descubro que perdi 3,6kg na corrida, me hidrato, como um pouco para forrar o estômago, depois uma massagem e um jantar! Sim já eram quase 6h da tarde quando cheguei, com 9h27’40” .

Agora era descansar e esperar o próximo dia chegar!

Mais detalhes do segundo dia e do final na corrida no próximo post! Fotos em outro post também...

Abraços

4 comentários:

  1. Quando comecei a correr me avisaram que corredores eram meio maluquinhos, não entendi ou não acreditei muito, até o conhecer o Rodrigo, rs. Acho muito legal as corridas que ele se propõe a fazer, um dia também espero estar neste nível! Lendo os comentários deste desafio, qualquer corrida fica insignificante...mas acho que no fundo, sabendo de todo o sofrimento que deve ser, fiquei com muita vontade de fazer tb! Espero ainda dividir muitos kilometros de corrida com vc e com sua super energia positiva! beijos e bons treinos sempre!

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, Quero logo saber o que aconteceu no segundo dia, estou só esperando para te dar os parabéns de vez :P
    []s

    ResponderExcluir
  3. Aeeee MM, pelo visto essa prova foi durissima mesmo, estou crescendo quando chegar ao nível de vcs irei fazer essa prova também, cara vc está qe nem o Fábio Namiuti de SP, pois vc detalhou tudo no seu blog, como vc conseguiu guardar o nome de todas as praias
    Estamos aguardando o restante do relato e das fotos.
    Parabéns!!!
    Um abraço.

    Jorge Cerqueira
    Ultramaratonista
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir