segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Maratona de Curitiba 2009 - Minha 5ª Maratona esse ano...

Chegou a vez de Curitiba! A capital paranaense foi palco da minha última Maratona do ano! Cheguei na sexta dia 20 (feriado no Rio, mas não em Curitiba) e fui direto para o hostel. Pela primeira vez na minha vida fiquei num albergue, e adorei! É mais barato e mais divertido, não tem o isolamento de um hotel.

Dei uma passeada pela cidade a pé, e depois fui pegar meu kit. Já na entrega encontrei alguns amigos, como o Alberto, Nilson, Ésio e o Hideaki. Depois encontrei com a minha amiga de Curitiba, Juliana, que me levou para conhecer a cidade. Na própria sexta fui numa churrascaria e numa casa de samba, curtir um pouquinho a noite curitibana. Já no sábado foi a vez de fazer um city tour. Conheci o Parque Birigui, o Museu Oscar Niemeyer )Museu do Olho), a Ópera de Arame e o Jardim Botânico. De noite foi a vez de um jantar no mega restaurante Madalosso, que tem capacidade para 5.000 pessoas, mais do que a lotação da corrida! Valeu Tuco! Foi muito bom ter te conhecido pessoalmente. No jantar estavam a Juliana, Hideaki, João e Sabine. E também mais um montão de gente que conheci naquele dia.

Ao sair de lá, ainda parei no centro para ver o Coral do HSBC. Pra quem não conhece, é um coral lindo que fica num prédio antigo, onde fica uma criança por janela, cantado músicas de Natal. Fim do turismo! Era hora de descansar.

Às 6h do domingo 22 já estava eu de pé, me arrumando para a corrida. Fiz o check-out e às 6h30 eu já estava a caminho da largada. Chegando lá, tirei algumas fotos, encontrei com os Corredores de Rua de Curitib@, encontrei alguns MMs e esperei a largada feminina da Maratona. Elas largaram 30min antes. Não só a elite, como todas as mulheres que correram! Depois era a vez dos homens e só depois era a vez do pessoal que correria os 10k e os caminhantes. Isso foi excelente e deve ser copiado pelas demais corridas, principalmente a Maratona de São Paulo e o Circuito das Estações Adidas.

A minha largada foi dada pontualmente às 8h. Logo na saída encontro o Pingüim e o Ésio. Vou com o Ésio por mais ou menos 1km. Já o Pingüim é impossível de acompanhar, pois ele dá uns tiros, para, tira foto, volta a correr, para, tira foto de novo, etc... Ele tirou umas fotos minhas que devem ter ficado muito boas! Depois quero ver todas!!!

Como menos de 5km já passamos pelo primeiro ponto turístico, o Museu do Olho, que eu tinha conhecido na véspera! Visto da rua, durante uma Maratona, ele é ainda mais bonito! Niemeyer é realmente um gênio!

No km18 encontrei o Alexei, da Nova Equipe de São Paulo. Fomos juntos até o km30. Foi uma excelente companhia por esses 12km. Conversamos muito sobre as maluquices que fazemos e faremos. Mais um que encontrarei no Rio, nas 24h.

Outra pessoa que encontrei na corrida foi a minha querida amiga Eliste, parceira do K42 de Bombinhas. Fizemos alguns pedaços juntos, mas não muitos. A primeira vez que nos cruzamos foi no km32.

Foi mais ou menos nessa hora que o tempo virou! O tempo estava quente e abafado, e ficou frio e com rajadas de vento. Começou a cair uma chuva fina, que logo se transformou num temporal. Se fosse só a chuvinha, seria maravilhoso, mas com a tempestade era difícil correr direito. O tênis logo ficou ensopado,e para piorar o vento e a força da água era tão forte que doía quando encostava nas costas. Se viesse de frente seria impossível continuar... Isso durou por mais ou menos uns 5km, que logicamente foram os 5k mais lentos de toda a corrida.

Com o fim da chuva e a proximidade do fim, será hora do sprint final. Tinha dado uma pequena caminhada no km35 e já estava de volta a toda. Agora nada me parava, nem a famosa e temida “dor do lado” poderia me impedir de chegar. Depois de passar a placa do km40, eu comecei o meu sprint final. Passei pelo Passeio Público a toda e seguia. Essa hora foi boa, pois passei um montão de gente, e não fui ultrapassado por ninguém. Encontrei várias pessoas que me deram apoio e tiraram fotos de mim. Era só correr para o abraço! Cruzei a linha de chegada com 4h58’28”. Fiz um minuto a mais do que meu recorde pessoal. Mas levando em consideração os acontecimentos climáticos, foi um resultado excelente, que certamente será batido ano que vem.

Curitiba tem uma Maratona dificílima, com muitas subidas e descidas. Sem cair uma tempestade ela já é difícil, caindo então, fica uma prova muito dura. Não basta correr 42.195m, subindo e descendo, tem que sofrer também com muita água nas costas e sol no início da corrida. Tem que ser sofrido...

Foi muito bom rever toda a galera. Muito obrigado a todos em especial para a minha amiga Juliana, que foi minha guia na cidade. Nunca tinha ido lá, e agora conheço mais do que muita gente.

Que venham às 24h do Rio, nesse próximo fim de semana!

5 comentários:

  1. Parabéns, mas como você mesmo disse, na turnê do ano que vem essa marca seguramente cai.

    ResponderExcluir
  2. Fala Rodrigão!! Dae meu amigo!! Parabéns pela excelente prova! Foi uma batalha dura né? Tenho umas fotos suas aqui para enviar... O jantar foi muito legal; te conhecer pessoalmente, passar alguns momentos super agradáveis juntos no jantar, apesar de ser meio concorrido e sentarmos em mesas diferentes e ver a sua alegria no final da prova meu amigo... Isso não tem preço. Um forte abraço meu amigão!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Rodrigo. Mais um WXO.
    Infelizmente não pude ir, mas no próximo ano vamos nos ver bastante.
    Abraós Pernambucanos
    Júlio Maratonista

    ResponderExcluir
  4. É isso ai, Rodrigo! Parabéns por mais essa. []s

    ResponderExcluir
  5. Show Rodrigo, mais uma batalha vencida !!!rs Mais uma medalhinha p/ coleção kkkk Abrax man...

    ResponderExcluir