terça-feira, 1 de dezembro de 2009

II Ultra Rio 24h dos Fuzileiros Navais - Minha maior e melhor prova! Sem comparação...

Esse fim de semana foi simplesmente maravilhoso! O que dizer de uma corrida que começa às 10h da manhã de um sábado e acaba às 10h da manhã de domingo? Nesse tipo de prova há os campeões, que são aqueles que rodam as maiores distâncias, e os vencedores. Todos são vencedores ao participar de uma prova dessas, independe da distância percorrida. O simples fato de ter se inscrito numa prova dessa já demonstra que você tem coragem.

E foi com essa coragem que na véspera da corrida me dirigi para a Escola Naval, local da prova e também do alojamento. Mesmo eu sendo do Rio, resolvi me alojar pela logística. Era mais fácil acordar no local da corrida do que ter que pegar um ônibus no sábado de manhã. Ao chegar lá, descubro que o alojamento seria um contêiner climatizado! Adorei a novidade! Teve quem se achasse uma sardinha em lata!

No começo da noite somos transportados da ilha de Villegagnon para a ilha das Cobras, local do Congresso Técnico e jantar de massas. Lá eles mostram um gráfico onde se vê que o número de inscritos saltou de 49 no ano passado (eu participei), para 160, com mais 30 na fila de espera. Após o congresso técnico o jantar e após o jantar, cama! Nunca tinha dormido dentro de um contêiner, talvez essa seja a minha única vez!
Meu alojamento

Às 6h da manhã de sábado eu já estava de pé. Resolvo tomar meu banho pré-prova e vou tomar o café da manhã! Pego o meu kit que vem com várias novidades. O boné é ao estilo legionário e ganhamos também aquecedores de pés e braços, semelhante ao que o Marílson usa em NY. Quem dera fizesse um tempo para usar. A previsão era de tempo quente com pouca chuva.

Na hora da largada estava chovendo, mas muito pouco. Cinco minutos antes da largada é tocado o hino nacional e às 10h em ponto começamos a correr. Agora era ter cabeça para agüentar 24h dando voltas numa pista de 400m. Meu recorde do ano passado e também minha única participação em provas do gênero era de 82km, ou 205 voltas. Minha meta era chegar nas 250 voltas, o que dá um total de 100km.

Encontrei vários amigos durante às 24h, uns dentro da pista e muitos fora dela. Não vou citar nesse post para que ele não fique muito grande, farei um exclusivo de citação/agradecimento. Prometo fazer ainda essa semana. Essa corrida de 24h promete vários posts.

Na primeira hora de prova consegui dar 22 voltas o que me colocou com uma velocidade inicial média de 8,8km/h. Algo lento comparado com uma corrida de 10k, mas muito rápido para mim, no que diz a manter por 24h. Na hora seguinte reduzi o ritmo para 16 voltas ou 6,4km/h. Nessas 2 primeira horas eu tracei a minha estratégia. Iria ficar na pista por 3 horas, depois faria uma massagem. A cada 3h também trocaria a camisa e a cada 12h trocaria de bermuda. (na verdade eu tinha levado 3 bermudas, mas só descobri lá que uma estava furada, então a troca que seria a cada 8h teve que ser adiada por 4h,e só foi uma troca). A estratégia da blusa também foi mudada. Comecei com a do Marathon Maniacs. Com 3h mudei para a regata da Run4Fun, minha equipe. Com 12h mudei para a outra regata da Run4Fun e a partir daí não troquei mais! Todas vez que trocava, eu dava 2 voltas e a camisa já estava encharcada, logo as trocas eram inúteis. Estava muito calor!



Ao final de 12h de corrida eu estava com 62km percorridos, 20k a menos do meu recorde e 38 do meu objetivo. Ou seja, era só ter cabeça e perna que eu conseguiria concluí-lo. Mais do que perna, eu teria que ter joelho! O meu estava doendo desde às 4 ou 5h de prova. No total eu tomei 2 anti-inflamatórios e fiz várias massagens para que a dor passasse. Com o tempo fui me acostumando com ela. Hoje, 2 dias depois da corrida, meu joelho está quase 100%. Aparentemente não foi nenhuma lesão. Vamos ver como ele vai ficar!

Fazendo massagem e careta!

Com 16h de prova, ou seja às 2h da manhã, meu corpo estava pedindo pelo amor de Deus por um descanso. Tinha prometido para mim mesmo que só iria dormir em último caso e esse caso tinha chegado. Eu estava com tanto sono que fechava os olhos nas retas e só abria nas curvas. Quase saí da pista com isso uma vez. Era hora de parar! Total percorrido: 76,8k, cada vez mais perto do meu recorde e da minha meta! Fui para o alojamento e exatamente 1h depois eu estava de volta à pista! Foi só nessa hora que eu troquei de bermuda! Minha estratégia de roupa já tinha ido toda para o buraco, mas a estratégia de paradas para massagem estava de pé ainda!





Continuo correndo e meu recorde vai se aproximando. Cruzo a 206ª volta às 4h40’40”! Essa foi a hora exata da quebra do meu recorde! Avisei para o locutor e ele prontamente falou isso para que todos ouvissem, mas avisei a ele que a meta eram os 100k e ele disse que esperaria que eu alcançasse a meta para fazer uma festa maior.

Pela primeira vez fiz as contas e vi que precisava correr 8 voltas por hora. Não era uma meta difícil, mas também não é fácil fazer isso depois de 19h de prova. Na primeira volta eu corro 7 voltas, na segunda eu também corro as 7 voltas. Precisava então correr ao menos 10 para que eu conseguisse voltar à média. Na terceira hora consegui correr 12 voltas. Fiz as contas novamente e vi que só restavam 14 voltas para que eu alcançasse minha meta! Teria que correr 7 voltas por hora. Era uma meta fácil, mas eu não queria correr o risco de não conseguir. O que fiz? Resolvi correr essa hora feito um louco!

Dentro da penúltima hora de corrida, mais precisamente às 8h53’35” eu dei a volta de número 249. Avisei ao locutor que faltava uma e lá foi ele narrando a minha volta, como se eu estivesse ganhando a corria e essa fosse a última volta a ser completada. Meus amigos me aplaudiam e me senti o maior vencedor dentro daquela pista! Pessoas que não me conheciam até a véspera estava comemorando muito! Eu estava muito feliz! Aquele era o meu momento! Fiz a volta em 2’31”, algo muito rápido para o meu joelho, mas ele não deu nenhum pio... Às 8h56’07” meu objetivo tinha sido alcançado! Entre às 8h e às 9h dei 15 voltas na pista, número esse só menor que os das 2 primeiras horas de prova. Sei que correr 6km em uma hora é algo fácil, mas numa prova de 24h é bem difícil, ainda mais na 23ªh.

Na última hora foram 7 voltas bem burocráticas, o que me deixou com um total de 259 voltas corridas, o que é igual a 103,6km percorridos. Um recorde pessoal! Mais de 20k acima do recorde anterior.

A prova acaba com muita festa pontualmente às 10h da manhã de domingo! Todos recebem suas medalhas! Todos são vencedores! Há uma grande confraternização dos corredores. Depois tem inicio à cerimônia de premiação e ao final dela, como ninguém é de ferro, é a hora de descansar. Vou para casa dormir, coisa que não fiz direito por mais de 24h. saí da Escola Naval com a alma lavada e me sentindo a pessoa mais realizada do mundo! Muitas pessoas chegaram na minha frente, mas eu não estava nem aí para isso! Muitas outras também chegaram atrás de mim, e eu também não estava nem aí para isso! Sei que todos estavam se sentindo vitoriosos! E isso não tem dinheiro nenhum no mundo que pague!

Com a merecida medalha!


Adoro tirar fotos assim!

Muitos não entendem porque corro essas provas longas! O dia que sentirem o que eu sinto ao final de uma prova onde me superei, vão entender e nunca mais vão perguntar!
Regendo a Orquestra depois da minha vitória!

Nesse fim de semana eu me realizei! Torço para que todos consigam se realizar ao menos uma vez na vida! É muito bom!

Abraços e até o próximo relato,

Rodrigo Damasceno

10 comentários:

  1. Parabéns por sua conquista e superação.
    Célio Lobato Jr. Belém-Pa

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Rodrigo. Gostei muito dessa história de "personal locutor"!

    ResponderExcluir
  3. Belo depoimento, Rodrigo! Assim você motiva as pessoas a correrem atrás de seus sonhos e realizarem ele. []s

    ResponderExcluir
  4. Já somos parceiros d corrida há um bom tempo e é muito bacana ver a grande evolução técnica do Rodrigão. Parabéns DUSAMBA!

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Rodrigo, boa noite, alguns meses atrás no site da Corpore, estava escrito assim o que vc pode fazer em 24 horas....Só sei o seguinte que nós corremos as 24 horas e saímos vencedores, foi difícil mas conseguimos amigo, parabéns pela nova marca conseguida...
    Ve se cuida desse joelho hein...
    Showww de bola a organização Corpore.
    Parabéns!!!
    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. O Paulão (locutor da Corpore, figuraça) fez uma festa pra ti, hein? Cara, passou bem os 100k e, como disse, o seu jeito de correr sem joelho fez escola por lá (treinei na terça correndo exatamente do jeito que vc tava rodando lá, hehehe)
    Parabéns, Rodrigo! Realmente, só quem faz uma prova dessas, só quem termina sabe qual a sensação que dá no final! É de-mais!!
    Nishi

    ResponderExcluir
  7. Só nos resta dizer que a admiração aumentou muito e desejamos que você continue sempre assim, superando seus desafios e obstáculos e sendo este cara alegre e bacana, que contagia a todos com sua alegria e simplicidade!! Parabéns Rodriguinho Guerreirinho!! Vc merece cara!! Um abração

    ResponderExcluir
  8. "O caminho dos vencedores é sempre traçados passo-a-passo com muito esforço, suor e as
    vezes, com lágrimas. Parabéns!!!Ultrarodriguinho...fuiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  9. Irmão, eu estive em 2009 e 2010 sonorizando a 24hs Fuzileiros, é emocionante... muito mesmo...fiquei mais de 24hs curtindo os pedidos de músicas e se vc esteve no ultimo domingo deve ter me notado a todo tempo feliz de verdade... pinguimdosom@gmail.com
    Tel; (21)83002110

    ResponderExcluir
  10. E ai, estaremos juntos em 2011, anote meu blog
    pinguimdosom.blogspot.com

    ResponderExcluir