quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Cajuína cristalina em Teresina... 42km sob sol escaldante...

Estive no dia 15 de Agosto em Teresina e corri a Maratona de lá. Enviei meu relato para a Contra-Relógio e eles publicaram nesse mês. Está na página 28.

Segue:

"Dia 15 de agosto aconteceu a Maratona de Teresina, no Piauí. Embarquei na véspera para lá, somente chegando na madrugada do dia da corrida. Fui direto encontrar com o Carlos Hideaki, meu amigo de São Paulo, que também topou encarar esse desafio. Um pouco mais de 90 pessoas se inscreveram para a Maratona, mas apenas 53 foram. A alta desistência pré-corrida se deveu ao valor da inscrição, que foi de 2kg de alimentos, entregues somente na véspera, sendo assim quem se inscreveu e desistiu não teve prejuízo, mas atrapalhou à organização na logística.

A corrida estava marcada para as 6h da manhã no mais novo ponto turístico da capital piauiense, a Ponte Estaiada. Uma largada nesse horário é ótima em qualquer lugar do Brasil, ainda mais no Nordeste, onde a previsão para aquele dia era de mínima de 23º e máxima de 36º. A largada atrasou poucos minutos e a temperatura já estava perto dos 30º. As corridas de 5 e 10km começou 2h depois. Uma sugestão para a organização é a existência de guarda-volumes na arena da prova. Fez falta.

Teresina é cortada por dois rios, o Parnaíba e o Poty, e a corrida consiste em duas voltas por ambas as margens do Rio Poty. A corrida acontece com o trânsito aberto na maior parte do trajeto, mas com os motoristas respeitando uma distância mínima em relação aos corredores, sem que fosse visto por mim qualquer perigo aos corredores, mas é lógico que correr com o trânsito fechado é preferível e mais seguro. Outra sugestão à organização.


Uma qualidade da prova que me chamou muita atenção foi a quantidade dos staffs ao longo do percurso. Nunca vi tanta gente ajudando a corrida. Em compensação, não houve nenhum apoio da população. A grande maioria estranhava quando eu passava sozinho no canto direito da pista. Muitos sequer sonhavam que estava acontecendo uma Maratona. Quanto a hidratação eram cinco os postos de água e um de isotônico por volta. Apenas um, que era compartilhado com s corredores de 10k, localizado no km 30 da Maratona estava vazio. Todos os outros possuíam água gelada.

O percurso era relativamente fácil, com poucas e curtas subidas. As subidas eram 3 por volta, duas nas pontes que eram cruzadas, e uma no acesso à Ponte Estaiada. O que dificultava a corrida era o clima muito quente e seco. Às 8h o sol já estava escaldante, o tornou a segunda volta do percurso muito mais árdua do que a primeira.

Fiz a primeira metade em 2h02min e a segunda em 3h01min, fechando com 5h03’50”, na 31ª colocação masculina e 32ª geral. Dos 53 que largaram, 37 chegaram, sendo 34 homens e 3 mulheres. Detalhe que não houve desistência entre as mulheres. Todas que largaram concluíram e foram premiadas em dinheiro.

Parabéns à Prefeitura de Teresina que conseguiu mostrar que é possível organizar uma Maratona em qualquer lugar do Brasil. Que essa Maratona sirva de exemplo para que outros estados tenham suas Maratonas.

Tomando uma Cajuína para recuperar as forças

O resultado está publicado no site: http://www.maratonadeteresina.com.br/"

3 comentários:

  1. Sou de Teresina e vi por coincidência seu post...muito interessante suas sugestões..interessante tbm o espirito aventureiro que carrega no peito além da medalha de participação

    ResponderExcluir
  2. Também sou de Teresina e por aqui tá uma febre a corrida de rua só falta organizar mais corridas durante o ano...Gostei dos seus comentários...com criticas construtivas e mostrando um pouco o que Teresina tem de bom....Eu também me considero um amante das corridas...estou no inicio...mas vou chegar lá...abraço...Daniel Lopes

    ResponderExcluir
  3. Sou de Teresina e participo de quase todas as competições em atletismo da capital, realmente a falta de guarda volumes faz muita falta, pois nem sempre temos alguém para levar e ficar segurando nossos itens pessoais.

    ResponderExcluir