sexta-feira, 18 de setembro de 2009

24h correndo com Dean Karnazes

O que dizer dessa semana maravilhosa? Tive o prazer de encontrar Dean Karnazes 3x numa mesma semana. E na primeira vez foi durante 24h. Essa será a primeira história que vou contar:

Sábado, 12 de Setembro de 2009

Já estava em São Paulo desde a véspera. Eram 18h30min e lá estava eu na Frutaria São Paulo, no meio do burburinho da largada, dando entrevista pra ESPN Brasil (que não foi ao ar), tirando muitas fotos com amigos e pessoas que conheci na hora, quando chega Dean Karnazes. Ele foi super atencioso com todos, tirou fotos, deu autógrafo nos livros e/ou camisas de quem pediu.

Foi nesse burburinho que conheci pessoalmente a incrível Paula Raso, gerente de marketing da The North Face, empresa responsável pelo evento.

Um pouco depois das 19h, vamos todos nos alinhar para largar. Largada essa super festiva, onde todos, inclusive o astro da noite, pareciam crianças. Todos já estavam com a pulseira azul, que correspondia ao primeiro trecho. Ao todo eram 6 trechos, e até então pretendia correr todos integralmente. Acabei correndo em todos os trechos, mas apenas o primeiro foi na totalidade. O primeiro trecho foi de 33km.

Pois bem, foi dada a largada e rumamos ao Ibirapuera. Primeiramente demos uma volta pelo lado de fora e depois entramos e fizemos um percurso completo lá dentro. Lá estava um breu e fui salvo pela lanterna de cabeça que a Paula me emprestou. Essa parte foi difícil, mas nada comparado ao que estava por vir.

Ao sair do Ibira (putz! Já estou falando que nem paulista! rs) fomos em direção ao Mercado Municipal. Ao chegar lá, chegamos ao final do primeiro trecho. Ainda faltavam 5! E ainda era meia-noite.

Após uma parada para repor energias e trocar os corredores que iriam correr apenas um trecho, fomos em direção à Praça da República. Consigo aguentar por mais uns 10km, mas um pouco depois da barreira da Maratona me canso numa subida e aceito o convite de um dos carros de apoio para me uma carona. Volto a me juntar ao grupo num Mc Donald’s, mas as pernas pedem um descanso e revolvo voltar ao carro para conseguir recuperar as forças. Sigo de carro até a Praça, lá descanso junto com o grupo. Próxima parada Avenida Paulista!!! O que foi passar por uma rave nesse trecho? A animação das pessoas era diferente, e até deram um arco com chifre para o Dean usar. E ele usou amarradão. A energia do grupo estava contagiante.

Antes de chegarmos na Av. Paulista, o dia nasceu. Foi lindo ver o dia nascer enquanto corria. Entramos na Paulista e chegamos à metade da corrida ao chegar em frente ao famoso MASP. Dessa vez a parada foi mais longa. Ao invés dos 15 min habituais, demoramos uns 45. Ao final desse descanso, seguimos viagem. A próxima parada dessa aventura seria o Parque Alfredo Volpi.

Antes de chegar lá, tinha outro Parque, o Villa Lobos. Fomos todos correr dentro desse parque que está sempre lotado e dessa vez não foi diferente. O grupo entrou no já cheio parque e roubou um pouco da atenção dos freqüentadores. Logo depois uma rua longa e cansativa, onde até o Dean reclamou. No final dessa rua, ou avenida, o Parque Alfredo Volpi. Nossa quarta e penúltima parada.

Agora já estávamos no bairro do Morumbi e o penúltimo trecho seria todo dentro do bairro, dando voltas em pleno bairro das mansões. Cada casarão lindo. Ao final desse longo trecho de subidas e descidas, chegamos ao Estádio do São Paulo, o famoso Morumbi. Lá encontramos com ninguém mais, ninguém menos que Adriano Bastos. Pois é, o hexa-campeão da Maratona da Disney e campeão da Maratona de Porto Alegre e São Paulo desse ano, e que tinha acabado de ganhar uma corrida de 8km de manhã, se juntou a nós para os derradeiros 22km.

Esse último trecho passou pela Ponte Estaiada, também teve uma parada num Mc Donald’s, o restaurante preferido do Dean nessa corrida, e teve muita subida e descida, como tudo em São Paulo. Eita cidade cheia de desnível!

A chegada foi dentro do shopping Morumbi, na Loja The North Face, patrocinadora do Dean e idealizadora do evento. Foi muito emocionante a chegada. Todo mundo estava em êxtase. Não dá para colocar em palavras o que senti ao cruzar a linha de chegada ao lado desse ícone das Ultramaratonas. Ele, juntamente com seu primeiro livro, me inspirou a correr ultras. Já falei anteriormente que Alexandre, Peter e Marcio me deram o impulso que faltava para virar um ultramaratonista. Dean também está nesse grupo, formando o quarteto responsável por isso tudo. Por isso correr com ele é tão maravilhoso. Foi simplesmente perfeito.

Não consegui fazer as 24h. Corri 75km, o que foi aproximadamente metade do desafio, que não teve uma quilometragem definida ao fim. Estima-se que tenha tido entre 140 e 155km. Mesmo não tendo corrido tudo, foi sensacional. Cada metro foi muito gostoso. Correr com um ídolo durante todos os 75km foi sensacional. Assim como correr também com o Adriano Bastos, assim como correr com essa dupla e também com vários amigos que lá estavam.

Pude reencontrar a Ana Levada, que é uma figuraça, o Harry, o Emerson, o Alexei, a Tomiko, minha querida “vó” Lucina, Elisete, o Pinguim. Tive o prazer de conhecer o João Paulo, que correrá a BR 217 em dupla comigo, o Joka, etc. Se esqueci de alguém, façam o favor de me cobrar. Encontrei muita gente e não quero esquecer de citar ninguém. Sem falar no meu grande amigo Jorge, que conseguiu correr todas as 24h.

Deixo aqui meus agradecimentos ao Dean Karnazes, que se mostrou uma pessoa fenomenal durante as 24 horas e também depois, no Rio de Janeiro. Também gostaria de agradecer à The North Face em especial à Paula Raso, que me ajudou em tudo. Ao pessoal da Adventure Camp, em especial ao Jorge, que me deu todo o apoio que precisava. Também gostaria de agradecer à Editora Leblon, que está lançando o novo livro “50 Maratonas em 50 Dias” do Dean Karnazes. Foi muito bom conhecer Moacir, Maurício e Lenke da editora! Comprem esse livro! Ele é simplesmente sensacional.

Acho que isso resume ao pouco essas 24h. Tenho muito mais coisas para escrever, mas de início é isso. Em breve mais informações e fotos...

É isso! Vamos que vamos!

Seguem algumas fotos:


O maravilhoso kit

Festa pré-largada

Antes da Largada!

Eu e João Paulo! Futuro Parceiro de BR!

Desafio concluído!

Os livros, eu, e o Morumbi!


Dona Levada e Adriano Bastos

Só alegria!

Precisa de legenda?

Eu e "vó" Lucina

Eu e o mito!

Eu e a Santa Paula!

4 comentários:

  1. Só as fotos já tem ideia de como se sentiu nesse desafio. Parabéns mais uma vez e que venha os outros enduros por aí.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo !

    Foi muito bom ter participado desse desafio com o Dean Karnazes e ter tido a oportunidade de fazer novas amizades como você.
    Desejo para você e sua família muito saúde e paz.
    Nos vemos em alguma corrida longa do Brasil.
    Eu vou correr na maratona de Foz de Iguaçu.

    Aproveito para avisar sobre as fotos que fiz dessa super e histórica aventura que tive o privilégio de participar clicando no link abaixo:

    Correndo com Dean Karnazes em São Paulo

    Um abraço do tamanho do Brasil.

    Marcos Viana "Pinguim"
    marcosvianapinguim.blogspot.com/

    www.superpinguim.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ro! Parabéns mais uma vez!!! Que honra, hein.. rs!

    ResponderExcluir