segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Desafio do Pateta Parte 1: Meia Maratona do Donald

Cheguei essa sexta de Orlando. Fui lá fazer o Desafio do Pateta, que consiste na Meia Maratona do Donald no sábado e a Maratona do Mickey no domingo. Vou relatar hoje a Meia, deixando a Maratona para o próximo.

Cheguei em Orlando e descobri que fazia um frio tremendo, bem maior do que era esperado. Como treino no Rio e o frio daqui chega no mínimo a 15°, obviamente eu não tinha roupa para correr numa temperatura abaixo de zero, que era a previsão para os dias das corridas.

Ainda bem que na feira do evento eles vendem de tudo e lá fui comprar roupa de frio e renovar meu estoque de tênis.


A Feira
No sábado eu já estava acordado às 2h40min da manhã. O despertador estava programado para às 3h, mas acabei acordando antes. Às 4h já estávamos na fila do ônibus, que nos levaria do hotel, localizado dentro da Disney, até o local da largada, no Epcot Center. Estava eu de calça térmica, camisa de manga, uma regata da Run4Fun por cima e luva. Mesmo assim passava muito frio. E eu sou uma pessoa que não sente muito frio, quando sinto, é porque o frio é muito mesmo...

Por volta das 5h me posicionei no local de largada junto com a minha companheira de Meia, a Patrícia Cechella, largada essa que só ocorreria às 5h40 para a elite e às 6h para mim... Nesse meio tempo só dava para pensar em uma coisa: no frio de menos 6°. Caía uma chuva que só aumentava o frio e na hora da largada começou a nevar, algo que não acontecia há mais de 20 anos na Flórida. Junto com a neve caía gelo. Tudo para dificultar a corrida. E ela não tinha nem começado.

Eu e Patrícia

Às 5h40min foi dada a largada e explodem vário fogos de artifício. Mas a gente sequer se mexe. Teríamos que aguardar mais duas largadas, uma a cada 10min. Sempre que era dada uma largada toda a festa era repetida. Às 6h lá vamos nós para o primeiro dia de desafio.


Eu, Ribas e Lucinha

Eu e Patrícia, ambos morrendo de frio!


Aqui cabe um parênteses: é muito comum as pessoas jogarem fora as suas roupas mais pesadas depois da largada nas provas internacionais. Como estava passando muito frio, não poderia deixar de passar a oportunidade de pegar um gorro jogado no chão. Esse gorro salvou a minha vida.

Já com o gorro
A corrida segue para o Magic Kingdom, parque mais famoso da Disney que tem o famoso Castelo da Cinderela. Passamos por dentro dele no maior clima de festa. É isso que impera durante toda a corrida: UMA GRANDE FESTA! Nunca vi tanta animação numa corrida, e esse nem era o prato principal do fim de semana, já que o principal evento ocorreria no dia seguinte.

Castelo da Cinderela ao fundo


Peter Pan e Wendy
A organização foi primorosa, não deixando faltar nada durante as 13,1 milhas. Esqueça a quilometragem durante uma prova nos Estados Unidos, lá é tudo em milha, que dá aproximadamente 1,6km. O mesmo vale para a Inglaterra.

Prometi para mim mesmo que levaria a bandeira do Brasil junto comigo e que correria com ela a última milha de cada uma das corridas. Dito e feito: quando chegamos na milha 12 lá fui eu pegar a bandeira e a carreguei até a linha de chegada, quando fui recepcionado pelo locutor ao som de “Lá vem mais um Brasileiro!”. Todo mundo aplaudia! Obviamente todos aplaudiam todos que chegavam, mas parecia que todos os aplausos eram só para mim. Como foi gostoso.

Cruzei a linha de chegada com 2h11’00”. Não chega nem perto de ser o meu melhor tempo em Meia, mas tudo tem um motivo. É impossível correr na Disney sem se empolgar com os parques e com os personagens que ficam durante todo o percursos. E tem fila para tirar foto com eles. Não dá para resistir. Se a prova fosse realizada num local sem distração, certamente meu tempo seria bem melhor, passível até de recorde. Mas quem disse que eu não queria distração? Eu estava lá para correr e para me divertir. Consegui fazer isso! E isso tornou essa Meia inesquecível.
Última milha

Após chegar

E o que falar da medalha? Dourada e com a cara do Pato Donald. Além de dourada ela é um medalhão, capaz de botar muita medalha com ciúme. Isso sim é uma medalha.


Com o Tico e o Teco, ou vice-versa

Comemorando com o Pluto

Recomendo a quem tiver a chance de participar de alguma corrida na Disney, que não a perca. Foi inesquecível e eu ainda tinha uma Maratona para correr no dia seguinte, mas facilmente me satisfaria apenas com a Meia. A viagem já teria valido a pena! E muito. Se for, não esqueça de correr com a sua máquina! Ah, eles ainda dão uma máquina descartável para se usar durante a corrida, mas resolvi usar a minha.

Aguardem o próximo relato, que vai ser sobre a Maratona.

Um grande abraço para todos,

Rodrigo Damasceno

3 comentários:

  1. Caraca Rodrigo, que inveja! É outro nivel de organização e estamos anos luz distante deles. Aguardo o relato da maratona. []s

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, muito bom. Aguardo o relato da Maratona. Estarei nessa com meus filhos em um dos próximos anos. Abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir