terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Um balanço de 2009

Mais um ano se passou! Desde que comecei a correr, em 2000, esse foi o melhor ano de todos...

O ano começou com a tradicional Corrida de São Sebastião, mas foi uma corrida só para cumprir tabela. Fiz mais por causa da tradição da corrida, já que foi minha primeira 10k da vida, em 2004. O motivo para fazer a SS burocrática foi o que aconteceria 3 dias depois: BR 217, uma Ultramaratona de revezamento. Mas como éramos em 3, cada um teria que correr uma média de 72,33km. Acabei correndo 71,74k. Não foi minha primeira Ultra, mas foi a que primeiro me inscrevi. Ela gerou todas as outras que fiz, a primeira em Novembro de 2008. Durante essa corrida duas amizades cresceram bastante: Alexandre e Peter! Devo a eles meu ingresso no mundo das Ultras, e devo ao Marcio Villar meu treinamento para isso... Carlos foi um super amigo, que encarou como poucos o desafio de ser apoio durante a corrida. E deu show.

Depois da BR, nada mais natural que um descanso. Só voltei às competições em Março, com o Circuito das Estações da Adidas. O mesmo se repetiu em Julho, Novembro e Dezembro. Na última eu bati meu recorde, fazendo meu primeiro 10k sub 50’ (49’59”). Essa corrida é a mais cheia aqui no Rio, só perdendo para a Meia Internacional. Pra mim já deu, não pretendo fazê-la em 2010.

Ainda em Março, fiz pela segunda vez a Corrida do Corpo de Intendentes da Marinha, uma corrida de 6k, onde bati meu recorde oficial dos 6k, com 30’11”. Abril foi quando finalmente entrei para uma acessoria de corrida. Escolhi a Run4Fun e tive o prazer de ter não só um treinador, como um amigo: Manuel Lago, um grande parceiro de corridas longas. Em abril também teve a Corrida Claro Rio em Movimento, de 8k, dentro do Jockey Club do Rio de Janeiro, na pista de cavalo!

Quatro dias depois era hora de cair na estrada de novo com o Alexandre. Rumamos para São Paulo, para correr a Meia Maratona da Corpore. Um mês depois era hora de fazer novamente a Eco Run, mais uma das várias corridas de 10k que existem no Rio.

Em meados de maio resolvi fazer mais uma Meia. E não é que essa foi a minha melhor? Bati mais um recorde na Meia Maratona da Barra, fazendo ela abaixo de 2h (01h54’43”). Ainda em Maio corri onde estudo, fiz a Volta da UFRJ e tive o prazer de correr com um grande amigo de infância (Pulga) e meu orientador (Chico).

Uma semana depois fiz o que tornou a minha grande paixão: uma MARATONA. Até então só tinha corrido 2, uma em 2003 e outra em 2008, ambas no Rio. Dessa vez fui para São Paulo, novamente com o Alexandre. Foi meu recorde, mas ele foi batido logo em seguida, pois tinha escolhido fazer a Maratona do Rio um mês depois. E essa decisão acabou me fazendo tentar entrar para o Marathon Maniacs.

Antes da Maratona do Rio tinha uma 10 Milhas (16,09k), onde novamente bati meu recorde: 1h28’29”.

Na Maratona do Rio, realizada em Junho, encontrei pela primeira vez com os Marathon Maniacs brasileiros, mas eu ainda não era um. Essa foi a minha melhor Maratona, com 4h47’08”. O tempo ainda está alto, podendo, e devendo, ser baixado em 2010.

Em Julho só a já citada da Adidas. Chegou Agosto, meu mês preferido, já que nasci nele em 1983. Abri o mês com uma corrida de 10k na areia da Barra da Tijuca, mas o melhor do mês estava por vir: K42 de Bombinhas. Fui para SC correr minha terceira Maratona do ano, o que me credenciava ao Marathon Maniacs. Lá minha amizade com os MMs brasileiros aumentou. Pensa que foi fácil? Era uma Maratona em trilhas e praias.

Acabou Agosto? Nada disso! Ainda tinha mais uma Ultra de Revezamento em Trio, em São Francisco do Sul – SC, mas nessa a distância percorrida por cada corredor não passava dos 42k, já que era uma Ultra de 90k, mas foi uma experiência única, pois tive o prazer de correr com dois grandes corredores da minha equipe: Manuel Lago, já citado, e Breno.

No primeiro domingo de Setembro, uma semana depois de São Chico, era vez da tradicional Meia Maratona do Rio, onde tive o prazer de correr com grandes amigos que fiz nas corridas. Mas o melhor de Setembro viria uma semana depois: fui aceito para correr com Dean Karnazes, um dos meus ídolos na corrida. Fui pela terceira vez para SP correr 24h com ele. Ele correu 150k, eu consegui acompanhá-lo durante a metade, somando 75k. O cara é fantástico, minha admiração por ele só aumentou...

Depois do Desafio Dean Karnazes, teve o Desafio Praias e Trilhas, ocorrido no final de Outubro, novamente em SC. Dessa vez fui para Florianópolis correr 84k, sendo uma Maratona por dia, e como no nome diz foram inteiramente em praias e trilhas. Foi muito difícil, mas pela primeira vez na vida me senti superando meus limites... Novamente quem me acompanhou nessa foi o Manel.

Novembro foi inteiramente destinado às Maratonas e Ultras. Resolvi fazer 3 corridas no mês: 2 Maratonas e uma Ultra de 24h. A primeira Maratona foi em Búzios, balneário fluminense. Concluí a corrida no limite do tempo. A dificuldade maior era por ser uma corrida cross-country. Uma semana depois rumei para Curitiba, fazer a Maratona de lá. Quase bati meu recorde, mas como caiu uma tempestade, meu tempo foi atrapalhado. Em cada maratona que eu ia, lá encontrava vários amigos de vários estados, na sua grande maioria MMs como eu. Mas a maior corrida que já fiz aconteceu uma semana depois. Resolvi encarar pela segunda vez a Ultra Rio 24h e pela primeira vez na vida consegui ultrapassar a barreira dos 100k. Concluí as 24h com 103,6k.

Ainda faltava um mês para acabar o ano e resolvi pegar leve. Fiz duas corridas: a já citada corrida da Adidas e a Subida do Cristo. Essa foi uma corrida de confraternização, onde não importava o tempo e sim o entrosamento entre os amigos corredores. Essa foi a 25ª corrida do ano e também a última.

Por mais que tenha feito mais corridas de 10k do que Maratonas, considero esse como o meu ano das Maratonas. Somando as Maratonas com as Ultras, as corridas de longa distância ganham da 10k de 9x8.

2009 foi um ano perfeito! E o melhor de tudo é que 2010 promete ser um ano ainda melhor, pois marcará minha estréia em provas internacionais, mas isso é assunto para um post futuro.

Segue uma tabela resumo do que fiz em 2009!

Distância - Quntidade

10k - 8
Maratona - 5
Ultramaratona - 4
Meia Maratona - 3
30k (90k em Trio) - 1
10 milhas - 1
12k - 1
8k - 1
6k - 1

Muito obrigado a todos os amigos que me acompanharam nessa jornada em 2009. Que tenham um 2010 maravilho! Nos vemos nas corridas por aí!

Em 2010 comemoro 10 anos de corrida!

Um forte abraço,

Rodrigo Damasceno

3 comentários:

  1. Quando crescer, quero ser igual a você! Rodrigo, parabéns pelo ano maravilhoso que teve e que 2010 te traga mais desafios para serem vencidos. []s

    ResponderExcluir
  2. MANIAC MAN !!!! FELIZ 2010 UHUUUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo MAníaco...
    Passando para deixar um grande abraço, cheio de energia da mais pura e positiva.
    Que seus planos se realizem, que tudo ocorra como planejado.
    Que a planilha de treino seja rigorosamente cumprida com certa facilidade.
    Que os resultados dos treinos transformem-se nas mais lindas vitórias.
    Que sua saúde se reforce e aumente a cada dia.
    Que a felicidade se apresente em todos os dias do ano vindouro.
    Feliz 2010!!
    Tuco

    Tc Triathlon
    http://tcprojetotriathlon.blogspot.com/

    ResponderExcluir